22/01/2025
Estudo comandado pela Faculdade de Odontologia do Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha, indica que atletas de alto rendimento são mais propensos do que pessoas comuns a desenvolver cáries e doença periodontal.
A razão para isso é que esses indivíduos produzem menos saliva, que é o elemento responsável pela limpeza natural dos dentes. Sem contar que a saliva deles é mais alcalina, o que facilita a proliferação da placa bacteriana e a formação do tártaro. Além disso, os atletas apresentam maior tendência à erosão dentária, sensibilidade e alteração da cor dos dentes.
Isso não significa, porém, que a atividade física seja ruim para os dentes. Alguns estudos associam atividade física à redução do risco de desenvolvimento de doenças periodontais.
Em ambos os casos, sejam os atletas, sejam os praticantes de musculação, crossfit e outras atividades, a recomendação é ingerir bastante água antes, durante e após os treinos e evitar as bebidas açucaradas.
No caso dos atletas, mais ainda é preciso reforçar a necessidade de manter consultas periódicas ao dentista.
Agende sua consulta!
#saudedosdentesdosatletas #atividadefisicaesaudedosdentes #paulacoscarella #odontologia #implantesdentarios #tratamentodentario
O Planejamento COMPLETO para seu Tratamento Odontológico